Nota de apoio à Lula nas eleições presidenciais de 2022
A Unidade Cominista Brasileira (UCB) apoia Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, para as eleições presidenciais deste ano de 2022. Consideramos que esta é a candidatura posta que tem a possibilidade de impor uma derrota à extrema-direita, com um programa que represente uma mudança da atual política que somente produziu fome, miséria, desemprego, mortes, descaso com a educação e saúde públicas, entrega do patrimônio nacional, degradação do ambiente e ataques ao povo de toda a ordem, seja por motivos de classe, raça, etnia, gênero, identidade ou orientação sexual.
Entendemos ser importante buscar a vitória, se possível, já no primeiro turno, da mesma forma que reconhecemos o direito de outros partidos de esquerda de apresentarem suas candidaturas à presidência. Saudamos essa e toda a iniciativa que busque construir e apontar para um futuro com mais dignidade ao povo trabalhador.
Será fundamental também o empenho em eleger senadores e deputados comprometidos com um programa de esquerda, vinculado aos interesses dos trabalhadores, da nossa soberania e autodeterminação. Parlamentares que deem sustentação e tensionem para a aprovação de medidas que revertam a atual situação de opressão da classe trabalhadora, com medidas como a revogação do congelamento de investimentos no serviço público, revogação da reforma trabalhista, dentre outras políticas de direita que nos colocaram na atual situação de penúria e crise político-econômica.
Nossa luta por um mundo mais justo certamente não se encerra com o período eleitoral. Seguiremos na busca por organizar a classe trabalhadora da cidade e do campo, na construção de um futuro sem exploração e sem opressão, por igualdade e desenvolvimento para o povo brasileiro e os trabalhadores de todo o mundo. Por isso, defendemos que a luta por um mundo mais justo é a luta pelo socialismo! A organização é a arma mais poderosa dos trabalhadores para enfrentar a opressão burguesa! Organize-se em seu local de trabalho, estudo ou moradia!
Direção Nacional
Unidade Comunista Brasileira – UCB
julho de 2022