123 anos de Luiz Carlos Prestes
Neste 3 de janeiro de 2021, a Unidade Comunista Brasileira saúda os 123 anos de Luiz Carlos Prestes, uma das maiores lideranças populares da história de nosso País e do continente latino-americano. A figura de Prestes tem o mesmo peso do legado de outros próceres de nosso continente que deram a vida pela independência e pela soberania popular de seus povos, tais como o venezuelano Simón Bolívar e o cubano José Martí.
A façanha da Coluna Prestes, maior marcha a cavalo da história da humanidade, segue sendo símbolo da luta anti-oligárquica no Brasil, com um legado de esperança que ainda vive em nossa memória do sul ao norte do País.
Mas Prestes ainda foi para além disso, e de patriota e revolucionário se converteu em comunista. Nas palavras de Florestan Fernandes: “Luiz Carlos Prestes não foi do comunismo à revolução, mas saltou da revolução ao comunismo!”. Sua liderança a frente do Partido Comunista perpassa todas as principais lutas e conquistas do proletariado e do povo brasileiro no século XX.
Em sua última década de vida, após romper com o PCB em 1979-1980, Prestes não hesitou em expor sua autocrítica que contemplava a análise da realidade brasileira, a estratégia da revolução e a construção de um partido comunista de novo tipo, capaz de estar à altura do desafio histórico. E incansavelmente trabalhou até o fim de sua vida pela formação e pela organização da juventude, do proletariado, dos camponeses e de todos os setores populares em torno desses objetivos revolucionários.
Nos tempos atuais, de radicalização da barbárie e da violência burguesa e imperialista contra nosso povo, o exemplo revolucionário, o realismo de suas posições e a esperança da revolução seguem plenamente vigentes.
A UCB, como uma das organizações herdeiras desse legado, levará adiante a tarefa de construção do partido revolucionário e da revolução socialista no Brasil.
De norte a sul, de leste a oeste, o povo todo grita: Luiz Carlos Prestes!