Saudamos a fundação do PCB

Fundadores do PCB. De pé, da esquerda para a direita: Manuel Cendon, Joaquim Barbosa, Astrogildo Pereira, João da Costa Pimenta, Luís Peres e José Elias da Silva; sentados, da esquerda para a direita: Hermogênio Silva, Abílio de Nequete e Cristiano Cordeiro.

No dia 25 de março de 1922, militantes comunistas fundaram o primeiro partido comunista no país, o PCB. Este partido aglutinou os comunistas brasileiros, sendo denominado de Partido Comunista do Brasil, com a sigla PCB. Saudamos este dia em que os trabalhadores brasileiros mais conscientes criaram um partido cujo legado é de todos os comunistas.
 
Passados 98 anos, muitos comunistas brasileiros, organizados neste partido, deixaram sua marca e seu espírito de sacrifício na história de lutas do nosso povo. Foi neste partido que estiveram presentes valorosos e valorosas comunistas de nosso país, como Astrojildo Pereira, Octávio Brandão, Tarsila do Amaral, Nise da Silveira, Luiz Carlos Prestes, Maria Aragão, Maurício Grabois, Carlos Marighella, Mário Alves, Davi Capistrano, Gregorio Bezerra, Manoel Alves Ribeiro, Cirineu Martins Cardoso, entre outros tantos que estiveram nas fileiras do PCB e que devotaram sua vida à luta pelo socialismo.
 
Nós da Unidade Comunista Brasileira – UCB, fizemos parte de décadas dessa história e, portanto, a reivindicamos como parte de nosso próprio legado.
 
Parabéns aos comunistas brasileiros, sigamos firmes na construção de nossa unidade de comunistas, convictos de que os trabalhadores não tem nada a perder a não ser os seus grilhões e certos de que a organização é a nossa maior arma na luta contra a exploração.

You may also like...