Homenagem das mulheres comunistas do mundo à Marta González Gómez
Homenagem das mulheres comunistas do mundo à Marta González Gómez, médica basca e internacionalista, assassinada em 1990, em El Salvador.
Depois de passar pela Nicarágua, chegou em El Salvador em 1990, para atuar como médica na Asociación Salvadoreña Promotora de la Salud. Em novembro do mesmo ano se incorporou como internacionalista nas fileiras guerrilheiras da FMLN, adotando o codinome de “Begoña”, em homenagem a sua amiga – também médica basca e internacionalista – recentemente assassinada pelo exército de El Salvador.
Marta foi assassinada em 24 de dezembro de 1990, aos 29 anos, em um ataque traiçoeiro do Exército de El Salvador, que desrespeitou o período de trégua. Marta e os guerrilheiros da FMLN foram atacados enquanto junto ao povo civil, que comemorava o natal.
Por todas as mulheres que lutaram e lutam pelo projeto revolucionário socialista, Marta, presente!
“Jamais esqueceremos Marta Gonzalez Gómez, “Begoña” … nem sua dedicação militante, nem seus esforços em busca dos mais necessitados, nem sua preciosa vida, nem seus sonhos e lutas … sua memória ficará nos corações de sua família e amigos, daqueles que a conheceram e daqueles que não a conheceram, mas a amam do mesmo jeito. Em memória de Marta!!!”
Conheça a história de Marta e de outros internacionalistas que se juntaram às fileiras da FMLN.