13 DE MARÇO DE 2022 – NATALÍCIO 119 DE MANOEL ALVES RIBEIRO – SEU MIMO

A UCB – Unidade Comunista Brasileira comemora neste 13 de março, o nascimento, num dia como hoje,  lá em 1903, de um dos mais honrados filhos do povo brasileiro. Mimo nasceu como nascem a maioria dos filhos do povo brasileiro, na batalha diária por romper os grilhões da miséria, da fome, da escravidão que nunca deixou de existir em nossa terra. Apenas assumiu novas formas.

Mimo estudou até o terceiro ano do chamado hoje, ensino fundamental. Como filho da classe trabalhadora, muito cedo teve que vender sua força de trabalho. Pelas mãos de Álvaro Ventura, estivador e dirigente do PCB, ingressa no então primeiro partido comunista do país, que havia sido fundado em 1922 por NOVE camaradas, entre eles Astrojildo Pereira e Octávio Brandão.

Mimo trabalhou na construção de um dos monumentos arquitetônicos de Florianópolis, a ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade. Operário eletricista, como gostava de ser chamado, trabalhou também na implantação da planta elétrica do Grupo Hoepcke.

Mimo, viveu e ombreou trincheiras de luta com Luiz Carlos Prestes, com Gregório Bezerra, Carlos Marighella, Pedro Pomar, entre outros tantos valorosos comunistas. Entre eles João Verzola,  grande amigo e companheiro. Mimo e João moraram no Morro do Céu , centro de Florianópolis. Outro grande companheiro de jornada foi o camarada Eloy Martins, operário metalúrgico gaúcho e dirigente do PCB.

Mimo foi o primeiro vereador comunista eleito em Florianópolis, cujo mandato foi de 1959 a 1963. Viajou por curto período à URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Pôde vislumbrar a construção do socialismo naquela imensa nação, com a qual se identificou desde jovem e que defendeu até seus últimos dias de vida. Nos deixou em setembro de 1994.

Mimo, permaneceu como militante do PCB até o ano de 1980, quando Luiz Carlos Prestes rompe com o Comitê Central e sai do partido por divergir de sua linha política. Mimo acompanha Prestes. Foi presidente de honra do ICASP (Instituto Cultural de Amizade e Solidariedade aos Povos).

Nosso reconhecimento ao Seu Mimo pelos seus ensinamentos e pelo seu exemplo de camaradagem, solidariedade e luta.

 

SEU MIMO, PRESENTE SEMPRE!

You may also like...