124 anos de Luiz Carlos Prestes
Contemporâneo de revolucionários da estirpe de Augustin Farabundo Marti em El Salvador e de Augusto César Sandino, nascia em Porto Alegre, há 124 anos, o Cavaleiro da Esperança Luiz Carlos Prestes. Pessoa de trajetória ímpar em nossa história. Escreveu com fuzil e pena páginas gloriosas de nossa história, que passaram desde sua saída de Santo Ângelo construindo a Coluna Prestes, que foi o maior movimento revolucionário de nossa história e da história de nossa humanidade.
Prestes segue alimentando gerações com seu exemplo, sua dignidade e tantas outras qualidades. Nos deixou fisicamente em 1990. Sempre defendeu a União Soviética e o campo socialista do Leste Europeu, as conquistas revolucionárias na Argélia, Angola, Cuba, Moçambique, Guiné Bissau, Vietnam entre tantas. Até o último de seus dias, se dedicou à organização da classe trabalhadora para a luta pelo socialismo.
Nós, da UCB – Unidade Comunista Brasileira, reconhecemos em Prestes uma inspiração e um exemplo na luta pelo socialismo. Aspiramos a um dia conseguir chegar aos objetivos pelos quais Prestes dedicou sua vida.
Unidade Comunista Brasileira, 03 de janeiro de 2022